sábado, 3 de abril de 2010

DIETA LÍQUIDA

Creio que muitas pessoas (mesmo as que não precisem operar) já devem imaginar que depois da cirurgia, a dieta é totalmente líquida.
Eu sabia que seria assim e estava preparada psicologicamente para isso.
Segundo à nutricionista, a reação varia de pessoa para pessoa.Uns levam numa boa e outros ficam loucos (não no sentido literal da palavra).
No meu caso, foi melhor no início, mas agora está sendo uma chatice!
Estou doida pra comer alguma coisa e não é nada extremamente calórico, apenas comidinha comum (feijão com arroz, purê de batata, etc).
Minha dieta líquida termina terça-feira (próxima consulta com a nutricionista) e serão mais alguns dias de dieta, só que pastosa (ainda bem!).
Como não sou perfeita, fiz duas extravagâncias, que graças a Deus e digamos, a um pouco de bom-senso, não me fizeram mal.

A primeira foi sexta-feira (16 dias de operada): comi mamão amassadinho (medida do copinho de café). Comi porque conheço muita gente que acabou a dieta líquida com 15 dias, diferente da minha, que será com 20. Então pensei: Se tem gente com 15 dias que já vai pra pastosa, então não vai acontecer nada se eu comer um pouquinho de mamão. Comi, fiquei satisfeita e não passei mal.

A segunda extravagância, na verdade, foi um descuido, mas ainda bem que não fez mal. Foi assim: há uns dias atrás, perguntei a duas amigas que operaram (uma operou com o mesmo médico que eu e a outra não) o que elas estão comendo na fase pastosa. E como faz um tempo que perguntei, esqueci de todos os detalhes. E eu juro que eu pensei ter lido "macarrão" em um dos recados que elas mandaram. Então, hoje na hora do almoço, peguei um pinguinho (imagina uma colher cheia de sopa) de macarrão, refoguei no alho, sem óleo, e comi bem devagar, mastiguei com cuidado e fiquei satisfeita. Mais tarde fui no meio dos meus scraps conferir, e nenhuma das duas escreveu macarrão! aaaaafffffff! Tudo bem que não me fez mal, mas não vou comer de novo até a nutricionista liberar.

Gente, jamais façam isso! Só estou escrevendo porque é um diário e eu quero ler no futuro, mas sei a responsabilidade de ter outras pessoas lendo.
Portanto, se alguém for operar, por favor, sigam a dieta e não cometam essas puladinhas de cerca!!!! Não fez mal a mim, mas pode fazer a você!

É claro que eu vou contar isso à nutricionista! E ficarei bem caladinha, com o rabinho entre as pernas escutando uma bronca, e com razão!

Bom, deixando esse momento "Eu confesso" de lado, vou escrever algumas coisinhas sobre dieta líquida.

- O alimento deve ser tomado a cada 30 minutos e a medida é 50ml (um copinho de café) ---> DICA: ficar com o celular do lado pra ouvir o despertador.No meu caso, meu celular pode programar 5 alarmes, então eu já fico despreocupada, porque pelo menos 4 copinhos eu não preciso ficar programando.Mas quem só puder colocar um despertador, paciência pra ficar de meia em meia hora trocando o horário.

- O que pode tomar?

ADES (de preferência o ZERO)
GATORADE (sem ser os de frutas ácidas, como maracujá ou limão)
ÁGUA DE CÔCO (de preferência a natural, mas no mercado tem umas de caixinha de 1L que são bem gostosas também)
IOGURTE DESNATADO (tomei muito o Corpus, mas tem vários)
REFRESCOS DA FRUTA (não pode ser com frutas ácidas)
SOPA BEM RALINHA E COADA (a receita é dada pelo nutricionista)


Tudo o que escrevi foi só pra matar a curiosidade de quem ainda não operou, mas todos terão os detalhes (como fazer a sopa, o que não pode tomar, etc) quando forem ao nutricionista antes de operar.

Aqui em casa tem duas geladeiras (uma estava desligada, pois era da minha antiga casa), então uma delas está somente com as coisinhas da minha dieta. Olhem só (foto tirada assim que cheguei em casa):

MINHA GELADEIRA LIGHT



PRIMEIRA SAÍDA PÓS-CIRÚRGICA


Mãe e irmã comendo e eu na minha aguinha de côco! Nessa época eu nem liguei pra comida.




HÁ POUCOS DIAS NO SHOPPING

Meu filho batendo um rango e eu no iogurte. Nesse dia deu vontade de comer tudo e todos! kkkkkkkkkkk!




POR HOJE É ISSO, GENTE ! O QUE NÃO FALTA É ASSUNTO! PORTANTO,ESCREVEREI EM BREVE!!!!!!!!!!

BJOOOOOOOOOOOOOO!

3 MILHÕES DE PESSOAS COMENTARAM!:

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Anita Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

Oieeeeeeee

Menina eu nem sabia que tu já tinha operado, atrasada, rs e já com mais de 15 dias!

Cada médico é de um jeito. Minha dieta na primeira semana, era líquida mas somente com gatorade, chá, água de coco. Na segunda semana foi inserido caldinhos de sal, só a água rala mesmo gelatina e iogurte. depois na terceira semana que era batido no liquidificador as sopinhas. Na quarta já amassada com o garfo. cada médico é de um jeito. Meu pecado na fase líquida, foi ter mastigado um pedaço de bife e engulido o caldinho rs foi delicioso, mas eu ñ resistí, mas ñ engolí, só mastiguei e joguei fora.
Mas essa fase logo passa amiga, vc vai sentir saudades.

Bjosssss
e feliz páscoa!

Anônimo disse...

Olha que lindaaaa!!!
&7kg e 100 em 15 dias é um sucesso...parabéns cris!!!
Mil beijocas
Aline
ps: sua cicatriz ficou ótima...eu trabalho com isso e posso te dizer de carteirinha que esta ótima!

Anônimo disse...

Ooiii,
Estou aguardando ansiosa tbm pela consulta com a nutri essa semana e enfim sair da dieta liquida..
No começa foi suuper tranquilo, mas agora já esta dando uma agonia tremenda.. E igual a vc, nem queria um MC, queria só um arroz com feijão! rsrs

Mas, passar por isso é crer que daqui uns seis meses teremos a certeza de que valeu a pena!!
Foorça ai!! :*
:)
Fernanda! :3