sexta-feira, 23 de abril de 2010

RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS (PARTE 1)



Oi, pessoal!
Estou gostando muito da participação de vocês, e os comentários são fundamentais, pois trazem questões que julgo serem muito importantes para debatermos aqui.
Antes, eu pensei em responder um por um, a cada um de vocês, porém, como muitas pessoas têm acesso aos comentários, resolvi escrever aqui, para que todos fiquem por dentro das nossas conversas, além dos assuntos serem importantes, como já mencionei.
A partir de hoje farei assim. Sempre que achar necessário, farei um post só para debater certos temas que deixaram alguém em dúvida ou que foram mal interpretados.
Gente, eu saí copiando e colando os trechos dos comentários que achei mais relevantes, sem olhar quem comentou (pra tentar responder igualmente a todos, sem deixar que amizade ou desconhecimento alterasse na minha forma de responder, portanto, se eu por um acaso der alguma resposta rude, não se sintam ofendidos, não é pessoal, pois nem lembro mais quem comentou cada frase que colocarei aqui). Vamos lá!

1) "Tav alendo teu post e me deparei com uma dúvida bem comum antes de operar.."Gente, o médico falou para não engordar antes da cirurgia, mas é quase impossível fazer dieta quando você sabe que tão cedo não vai mais poder comer certas coisas, e algumas nunca mais!" Nem pensa isso!Não é bem assim! Como muito bem..nunca tive problemas e conheço pessoas que comem de tudo. Se come muito menos..ma snem por isso a gente deixa de comer.. Claro não vamos mais exagerar na dose..mas este pensamento do nunca mais...esquece.."
RESPOSTA: Eu disse "nunca mais" por causa do Dumping.Se um dia eu comer algo que me cause dumping, "nunca mais" vou comer novamente ;)


2) "Até eu fiquei com vontade de algumas dessas comidas, mas qdo vc voltar a comer não achará a mesma graça nas coisas, é muito estranho tudo, eu só voltei a gostar de comer no segundo mês, antes só comia por obrigação."

RESPOSTA: Comigo já funciona diferente,porque eu tenho prazer em comer desde que iniciei a dieta pastosa. Eu adoro poder comer um purê, um peixinho, caldinho de feijão, enfim, o que a dieta me permite comer.É aquilo... o estômago tá pequeno, mas a cabeça ainda é de gorda, mas creio que com o tempo eu conseguirei alterar isso.Aliás, ter prazer em comer não é coisa de gordo, e sim do ser humano mesmo.Só que no nosso caso, temos que selecionar mais os alimentos e não comer exageradamente como fazíamos antes de operar.


3)

3.1) "Poxa!!! vc iniciou os pastosos de uma forma bem diferente.
Pois, eu só comia papinhas, sopas grossas batidas no liquidificador..não comida, mesmo, amassada.Viu?Até que tá sendo bom isso aí prá ti! Estranhei quando ví aquele prato servido alí. Já que tu falas de dieta pastosa..hahahaha"

3.2) "poxa é bastante comida, pensei q era só umas 2 colherinhas de 'papinha' q era permitido..."


3.3) "menina que pratão foi aquele, o minha era só papinha de legumes e carne batidos, dá pra perceber que nem todo é igual mesmo."


3.4) "poder comer é tudo de bom...rsrsrsr, mas eu tbm comia tudo batido e não amassado... "


3.5) "Mesmo assim..eu achei bem acelerada a tua etapa pastosa hein?
Porque na minah eu só comia papa mesmo. Nunca poderia comer champignon e massa!bem..cada equipe sabe de seus pacientes né?"


RESPOSTA: Sem sombra de dúvida,as fotos da minha comida deram o que falar, rsrs.Eu já expliquei no post anterior, mas faço questão de não deixar ninguém com dúvida ou interpretando de outra forma (porque tem muita gente que não operou e vai ler os coments, e eu me sinto na obrigação de não passar nenhuma informação errada).
Sobre papinhas x comidas amassadas: Realmente, minha dieta é papinha ou purê.Mas nesse dia, especificamente, eu estava em um restaurante e não tinha nada parecido, então, peguei legumes e amassei, além de ter mastigado muito bem.Prova disso, é que não tive nenhum desconforto ou entalo,pelo contrário, me senti super satisfeita! Em casa eu como mais é purês, quase não como sopa (por opção mesmo, gosto mais de purê).
Sobre ser bastante comida: Não foi mesmo! Se fosse eu não teria aguentado comer sem passar mal. Como eu disse no post anterior, eu amassei e a comida se espalhou pelo prato.Visualmente parecia muita comida, mas estava na medida certa.
Sobre 2 colherinhas de papinha: Pelo que tenho visto por aí, conversando com pessoas que já operaram,cada nutricionista faz alguma coisinha diferente, seja em relação à comida ou à ingestão de centrum e proteína.No meu caso, posso comer 1 colher de purê, uma de caldo de feijão e uma de carne desfiada (peixe,frango ou carne moída).
Sobre o champignon e massa: Nesse caso foi uma extravagância minha, a equipe não tem nada a ver com isso.


4) "Ah nada a ver vc ñ postar suas fotinhas do hospital, se deixar mais pra frente vai esquecer o que realmente sentiu naquele momento."

RESPOSTA: no momento, pra mim, tem tudo a ver,rsrsrs. Mas sei que mais pra frente colocarei as fotos sem vergonha nenhuma! E jamais esquecerei do grande dia, mesmo não colocando fotinhos aqui! Ninguém esquece, não é mesmo??? :)


5) "Vc acha pouco 9 kg em um mês? Fala sério! Está ótimo e são apenas os primeiros."
RESPOSTA:
Não acho pouco, pelo contrário!Jamais conseguiria eliminar 9kg em um mês sem estar operada! O que eu disse foi que pensei que fosse eliminar mais,
apenas isso ;)


6) "nunca no Brasil q eu na dieta liquida comeria 100g, mas se seu médico autorizou, ele sabe o q faz ne amiga, o importante é vc nao se sentir mal"

RESPOSTA: Primeiramente,aquele prato foi da dieta pastosa, e não da líquida.Antes de escrever 100g, eu escrevi "acho", então quer dizer que eu não tenho certeza de quanto comi, foi um chute, pode ter sido mais (o que eu acho impossível) ou menos que 100g! Eu sei o peso do prato com aquele frango imenso, que foi 165g, mas depois que o tirei do prato, não pesei de novo. Meu médico não autorizou nada! Ele não me disse: "coma 100g" ! A nutricionista me passou a dieta e eu a sigo.Mais uma vez: 100g foi um "acho", um chute.


7) "Sabe o vc esqueceu de levar nesse dia?? Um dvd portátil para ver uns filmes! Bjs!"

RESPOSTA: É verdade!Mas tem um detalhe: eu não tenho DVD portátil! srsr! Pensei em levar meu notebook, mas nem TV eu assisti direito, eu estava dolorida e cansada, acho que nem teria ânimo pra assistir filmes.


8) "Mas eu tenho anel né... Não sei se a sua equipe usa. Isso eu confesso que é um execelente limitador prá mim."
RESPOSTA: Eu fiz By Pass sem o anel ;)


9) "Minha querida, não queime etapas"

RESPOSTA: Não estou queimando etapas, fiquem tranquilos :)


10) "Me preocupei muito, sinceramente, com a sua naturalidade em utilizar o recurso 'chamar o Raul' sempre que algo não lhe fizer bem."

RESPOSTA: Essa frase me preocupou um pouco,pois acho que não soube me expressar bem.Me pareceu que pensaram que eu de alguma forma estimulava o vômito, e isso não é verdade. O que eu quis dizer é que durante minha vida, desde criança (eu tinha gastrite, então frequentemente passava mal), quando eu sentia enjoo, eu tinha medo de vomitar, mas sempre percebia que quando acontecia, eu melhorava, então hoje em dia, eu não tenho mais nervoso. Quando vomitei no primeiro entalo,foi naturalmente,porque simplesmente a água não desceu. A expressão "chamar Raul" utilizei apenas para não ter que escrever "vomitar", e não para dizer que eu provocarei isso. Espero que tenha ficado mais claro, pois não quero ninguém fazendo besteiras.


Costumo achar que post muito grande assusta (mesmo eu gostando de ler os blogs, independente do tamanho do texto), aliás, já li comentários do tipo em outros blog.Mas cabe a vocês gostarem de ler ou não, fica a critério de cada um.
Seria legal que todos lessem, pois acho que tem muitas explicações legais e que tiram de vez muitas dúvidas que as pessoas têm.
Espero, de coração,que ninguém se chateie com minhas respostas, pois eu precisava deixar tudo bem claro, e anseio ter conseguido.
Em breve postarei sobre a minha próxima fase, que é a dieta branda (começa sábado).

Obs: Querida Beth e Jaque, da blogosfera light, muito bom mesmo tê-las aqui lendo meu blog! Aos poucos espero reencontrar mais pessoas e blogs de 2007. Voltarei a acompanhá-las sempre que puder! Quanto aos novos amigos de blog, até Domingo, comentarei em todos!

Grande beijo a todos!



4 MILHÕES DE PESSOAS COMENTARAM!:

Anônimo disse...

Oi cris
Interessante teu post.
mas, por um segundinho pensei se vc não está chateada com os comentários do povo. ( eu também comentei..hahaha)
O problema é que os médicos e suas equipes diferem muito mesmo uma das outras.
Mas, no fim o que vale é como se chega ao denominador comum: EMAGRECER
bem..espero não ter importunado..
hahahaha
beijo e siga bem!

Unknown disse...

Oi Amiga tudo Bem?? Graças a Deus estou de volta..rsrs tinha esquecido minha senha do blog.. mais agora ja anotei pra nao esquecer Mais..!! estou de volta a ativaa..!!!rs
Obrigada pelo carinho.;.. conte comigo sempre!!! Estarei no seu Cantinho Sempre..beijos♥

Fafá disse...

Criszinhaa, espero não ter te deixado chateada com meu comentário, ja notei q tem um meu dentre esses, mas foi mto bom o post, esclarecedor! beijo.

Fafá disse...

Criszinhaa, espero não ter te deixado chateada com meu comentário, ja notei q tem um meu dentre esses, mas foi mto bom o post, esclarecedor! beijo.